Hotel Vila Nova do Príncipe

O Hotel

Como o antigo casarão do século XIX foi inteiramente restaurado e se transformou no Hotel Vila Nova do Príncipe.

No sertão baiano, na próspera cidade de Caetité, um jovem casal de arquitetos ficou sabendo que um dos últimos casarões centenários da cidade, localizado na Praça da Catedral, estava à venda. Na época, funcionava na casa a Secretaria de Infraestrutura do Município.

“Decidimos rapidamente que iríamos comprá-lo”, recorda  ele, “mas nem sabíamos ao certo que uso lhe daríamos...”.

 “Sempre sonhei em ter uma casa antiga! Antiga como a sede da fazenda da minha infância...”, conta ela, “sou fascinada por todo este charme que as coisas de outrora possuem.”

O patrimônio histórico da cidade sofria uma grande pressão exercida pelo mercado imobiliário; pressão essa ritmada pelo grande crescimento econômico e populacional.

“Tínhamos o intuito de proteger a casa da onda de demolições em massa que estava ocorrendo na cidade, preservando assim, parte do passado e da identidade de Caetité; e queríamos mostrar para a população que as construções antigas podem ser adequadas a novos usos e às demandas atuais de conforto do mundo contemporâneo.”

Algum tempo depois, durante uma viagem a Lençóis, também na Bahia, o casal se hospedou em um bonito hotel implantado em uns dos muitos casarões da cidade. “Foi então que tive a idéia de transformar o nosso casarão em um hotel! E num hotel diferente de todos os outros que já havia em Cetité...” explica ele.

Foram, então, quatro anos e meio entre o restauro da parte antiga e a construção da parte nova.

Os vinte apartamentos que foram criados são distribuídos entre o casarão centenário e a sua área contemporânea e mesclam, com requinte, peças de época que pertenceram às famílias abastadas da antiga Caetité, com móveis de design atual e outros que foram confeccionados por artesãos da região.

Existem também as peças que vieram do arquivo pessoal dos proprietários como a máquina de escrever do avô, o sapato vermelho da avó quando moça, o lustre da sala de jantar da casa dos dois... E os móveis torneados, as louças brancas com flores, os muitos vasos e adornos que pertenceram ao Barão de Caetité.

Então, recriamos uma atmosfera dos tempos passados, onde cada elemento foi garimpado ou elaborado especialmente para cada um desses ambientes.

Foi assim que o antigo casarão do século XIX foi inteiramente restaurado e se transformou no Hotel Vila Nova do Príncipe, que tem um dos primeiros nomes dado à cidade de Caetité: Vila Nova do Príncipe e Santana de Caetité.

Uniu-se, assim, tradição e modernidade, materializando o sonho comum de inserir um dos últimos casarões da cidade nos dias de hoje, prolongando a sua vida e tirando partido de todo o seu charme e valor histórico.

Telefones:

(77) 3454-4025 / 99917-7578 / 99129-6801

Praça da Catedral, 129 - Centro - Caetité, Bahia - CEP: 46400-000